quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

2019.2 A Samurai: primeira batalha/2019.3 O Diário de Anne Frank em Quadrinhos

Gosto de ler quadrinhos/graphic novels. Apoio alguns de brasileirxs pelas plataformas colaborativas e compro outros em livrarias. Junto às leituras da Revista Placar, os quadrinhos da Turma da Mônica fizeram parte da minha introdução à leitura e seguem sendo muito importantes, ainda que tenha retomado a leitura deles nos últimos 3 anos.

"A Samurai: primeira batalha" faz parte de um projeto mais amplo da curitibana Mylle Silva. A proposta é interessante por diversos motivos. Primeiro, em termos de conteúdo, por retratar a história de uma mulher criada para ser gueixa, Michiko, mas que escapa de vez em quando para ser samurai num Japão numa sociedade patriarcal e misógina (ao extremo), Período Edo. Segundo, por ser uma história sendo contada, pois esta edição é a terceira (ainda que, historicamente, seja um prólogo à história principal). Terceiro, por utilizar os traços de diferentes quadrinistas e coloristas, o que é interessante para apresentar outras pessoas. Por fim, nesta edição, em especial, por se tratar de um quadrinho feito todo por mulheres. Conheça o projeto em: http://asamurai.com.br/

De certa forma, "O Diário de Anne Frank em quadrinhos" dialoga com o livro lido anteriormente, Memórias do Cárcere. De reconhecimento internacional, é o diário de uma adolescente dos seus 13 aos 15 anos, escondida com a família e outras pessoas judias no anexo de um prédio na Holanda no período do nazismo. Há outro livro em quadrinhos sobre o Diário, este eu comprei há alguns anos e só li ontem e, creio, tratar-se das notas do diário, passando rapidamente pela história, sendo uma boa alternativa para leitura de adolescentes que se assustam com números de páginas e que precisam conhecer uma história real vista pelo ponto de vista de uma adolescente. A força de uma história, infelizmente, já clássica na literatura mundial tem roteiro e ilustração de Mirella Spinelli - o que também deixa uma relação com "A Samurai".

SILVA, Mylle et al. A Samurai: primeira batalha. Curitiba: Nhom, 2017.

SPINELLI, Mirella. O Diário de Anne Frank em quadrinhos. São Paulo: Nemo, 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário