quarta-feira, 7 de maio de 2014

[Copa - Comentários] Convocados

"Estou muito emocionado por ter sido convocado para a Copa do Mundo. Este é o sonho de todo mundo e ainda mais na nossa terra"... Não foi o nosso caso, mas este é o tipo de discurso que ouvimos bastante hoje. Desta vez não teve espaço para caras negativas de surpresa, de quem esperava ser convocado. Incrivelmente, foi a convocação para a Copa mais tranquila de todos os tempos aqui no Brasil.

Exageros à parte, todos concordam com a convocação, com raríssimas exceções a familiares e atletas não escolhidos. De resto, são aqueles velhos polemistas de sempre, que optam por colocar numa suposta lista até jogadores como Luis Fabiano, quem sabe por amizade. Sem falar no fato de Robinho ser colocado como a "surpresa" da lista até na frente de jogadores como Kaká e Philippe Coutinho, que fizeram bem mais nos últimos anos numa posição semelhante.

Além disso, Ronaldinho Gaúcho, ainda querido por muita gente e que em 2010 também foi uma das ausências sentidas por alguns na lista do Dunga, conseguiu não aparecer com tamanha força desta vez, mesmo atuando aqui no Brasil e após o título da Libertadores do Atlético-MG. Bom para Victor, especialmente, que se destacou na campanha do ano passado e se garantiu como terceiro nome no gol.


Se Miranda, favorito ao quarto posto da zaga, decisão que, segundo Felipão, foi a última da lista, pode ter ficado chateado, imagina jogadores como Filipe Luís, Jean, Fernando e, principalmente, Lucas, que participaram da Copa das Confederações, mas ficaram no meio do caminho. Destaco o caso do último por ser no final da era Mano e até o título do ano passado o 12º jogador, o queridinho da torcida. Ninguém o citou como possível convocado. Mesmo Marquinhos, jovem zagueiro do seu PSG, aparecia mais. Uma mudança na carreira talvez fosse interessante para reacendê-la.

Relembro o texto de outubro do ano passado não para afirmar que "já sabia", até mesmo porque não tinha como saber, mas para verificar que não havia muito o que duvidar. Diego Costa entraria nos gramados de cá como brasileiro ou espanhol? Talvez fosse essa a grande dúvida e que definiria uma vaga a mais para o meio ou para o ataque. Diego optou a Espanha e o meio ganhou.

Hernanes, que desde que Felipão assumiu quase sempre foi aproveitado, aparecia como vaga possível de ser "roubada". Tudo bem que o Calcio não vai lá essas coisas - o que justifica, inclusive, o fato de pouco ouvirmos de Kaká, ainda que titular do Milan, e de Robinho, reserva -, mas esqueceram o quanto o técnico do penta gosta de trabalhar com os "seus".

Do que sobrou, e do que eu não tratei como dúvida naquela época, dois jogadores da Premier League. Willians e Fernandinho chegaram, jogaram poucos amistosos e tomaram as vagas inclusive sem contestação. Estão naquela cota dos atletas que conseguiram nos últimos minutos, ainda que cada vez mais com menos jogos para o principal evento esportivo do mundo.

Sobre o Henrique que, repito, conheço bem pelas atuações no Palmeiras - ainda que não tê-lo visto até como lateral no Napoli! -, é e não é uma surpresa. Repetindo: "pesa a favor dele o fato de ter jogado bem como volante na reta final da Copa do Brasil do ano passado, podendo fazer o que Edmilson realizou em 2002 e o que David Luiz também o pode em caso de necessidade, avançar como primeiro homem do meio".

Os volantes de Felipão, ainda que em número acima de outros anos e de alguns gostos, são ágeis e sabem sair jogando, podendo até jogar como meias (Paulinho, Hernanes, Ramires e, especialmente, Fernandinho). Luiz Gustavo é o que mais se aproximo ao caso do Edmílson em 2002, como vimos no ano passado. Ter as opções de David Luiz e Henrique podem mudar panoramas de jogo, aproveitando múltiplas funções, seja para defender ou para atacar. Nós palmeirenses sabemos que no sufoco Henrique funciona até como centro-avante.

Resta esperar que ninguém se machuque até a Copa do Mundo FIFA. Se problemas físicos de Neymar, Marcelo e Oscar podem ter deixado alguma preocupação, a parte boa é que eles chegam mais descansados e mais preparados para o mundial. Fora isso, Felipão já disse que a lista de mais sete é só por conta da exigência da FIFA. Até o dia 02 de julho, se for necessário, ele pode chamar quem quiser. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário