terça-feira, 9 de março de 2010

Circo a motor renovado

A Fórmula 1 volta, mais uma vez, totalmente renovada em início de temporada. Porém, ao contrário da última, promete ser uma das mais emocionantes dentro da pista devido às variadas possibilidades a serem descobertas de corrida em corrida ao longo deste ano. A pontuação também muda, pela sexta vez na história, para premiar o vencedor das provas. Além disso, após dez anos, largarão na primeira etapa quatro campeões do mundo.

Neste ano serão 12 equipes na temporada, com a estreia das novatas Virgin Racing, Hispania Racing F1 (antiga Campos) e Lotus F1 (no lugar da Toyota). Além da volta da Sauber (no espólio da BMW), na aquisição da Brawn GP pela Mercedes e na grande venda da Renault para um grupo financeiro. A estadunidense USF1 não conseguiu verbas para correr este ano.

A primeira etapa é neste final de semana, no circuito do Bahrein, e termina com a sua décima nona etapa no circuito de Abu Dhabi, passando por Brasil, Itália, Bélgica, Alemanha, Malásia, Mônaco, Hungria, Cingapura, Japão, Turquia, Canadá, Espanha, Inglaterra e pela primeira vez na Coreia do Sul.

REGRAS
Os carros sofreram grandes alterações para esta temporada. Se em 2009 vimos a diminuição das asas traseiras, o uso do KERS (repositor de energia) em alguns carros e o aparecimento dos difusores traseiros nas equipes que souberam "ler" o regulamento; para 2010, a FIA resolveu acabar com o acréscimo de combustível nas paradas de boxes. Assim, o tanque que, em média, suportava 80 litros de gasolina, passa a ter que suportar 250 litros.

Outra mudança é no tamanho dos pneus dianteiros, cuja largura foi reduzida de 270 milímetros para 245, numa tentativa de melhorar o equilíbrio de aderência entre as duas metade do carro. E se o reabastecimento acabou, fazendo com que a classificação para a corrida seja para os mais rápidos realmente, os pneus usados na última partida serão os que os carros largarão.

Uma alteração que já vinha sendo discutida desde o ano passado é a pontuação por prova. Após a ideia (imposta) de o campeão ser descoberto pelo número de vitórias, o que teria dado a Jenson Button o título do ano passado com muitas corridas de antecedência, e uma mudança parcial no final de 2009, decidiu-se pela premiação de dez pilotos (em vez de oito) e pela maior diferença entre o primeiro e o segundo lugar:

1º: 25
2º: 18
3º: 15
4º: 12
5º: 10
6º: 08
7º: 06
8º: 04
9º: 02
10º: 01

EQUIPES
A dança das cadeiras montou equipes que, ao menos quanto aos pilotos, devem se destacar neste ano.

A Ferrari terá a volta de Felipe Massa após o acidente do ano passado e a estreia do bicampeão mundial Fernando Alonso, um companheiro bem mais competitivo do que o gélido Kimi Raikonen. Vale lembrar que os dois já discutiram numa corrida em 2007, quando Alonso ainda era da McLaren.

Falando nas flechas de prata, a equipe manteve o "queridinho" deles, Lewis Hamilton, e contratou um "ex" queridinho dos ingleses, o atual campeão mundial Jenson Button. Nas duas maiores equipes da Fórmula 1 a expectativa é saber por quem trabalhará a equipe a partir de determinado ponto de disputa na temporada.

Além das duas, não há como deixar de destacar o retorno do maior campeão da história da Fórmula 1, o homem que detém quase todos os recordes da maior categoria do automobilismo mundial. O heptacampeão Michael Schumacher, com 41 anos, resolveu largar a aposentadoria e assumir um posto na equipe Mercedes, onde terá como companheiro o também alemão Nico Rosberg.

Outra equipe forte é a Red Bull Racing, que manteve seus dois pilotos, o alemão Sebastian Vettel e o australiano Mark Webber.

Destacamos também a presença de quatro brasileiros no grid. Além de Massa, Rubens Barrichello assume um lugar na Willians e Lucas Di Grassi e Bruno Senna estreiam na categoria na Virgin e na Hispania, respectivamente. Bruno, apesar do sobrenome muito famoso, quase não consegue correr este ano por falta de dinheiro na equipe e ainda não tem certeza se correrá no Bahrein.

DISPUTA ACIRRADA
Com a redução nos treinos de pré-temporada pouco se sabe ao certo como vai ser a primeira corrida do ano. Aposta-se na força da Ferrari, da McLaren e da RBR por terem conseguido fazer melhores tempos ao longo dos treinos. Porém, ninguém sabe ao certo a quantidade de gasolina nos carros neste período, mesmo que a durabilidade de cada um tenha sido boa.

Fernando Alonso disse que os carros da RBR foram melhor, Lewis Hamilton falou que a Ferrari larga um pouco na frente e os especialista apostam na McLaren - que, pelo que se comenta, apresenta novidades aerodinômicas em relação às demais. Um verdadeiro jogo de empurra-empurra que só saberemos quem estava certo, ou não, com os primeiros treinos no Bahrein.

O Circo a motor acompanhará tudo e transmitirá na semana que vem as primeiras impressões da temporada na sua apresentação de estreia. Além disso, ficaremos de olho na volta da Fórmula Indy às pistas brasileiras, no circuito de rua de São Paulo também neste domingo.

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