domingo, 24 de maio de 2020

2020.16 Entradas e bandeiras: a conquista do Brasil pelo futebol

Enquanto pesquisador de futebol, era um problema não ter lido antes "Entradas e bandeiras" do Gilmar Mascarenhas. O saudoso pesquisador publicou o livro em 2014 apontando a partir da geografia "a conquista do Brasil pelo futebol".

Meu arquivo com fichamento de citações cresceu bastante, pois ele trata de diferentes tópicos que me interessam na pesquisa: a normatização do jogo a partir da Inglaterra, já apontando ali um "futebol de espetáculo"; a entrada e expansão que é diferente em diferentes lugares no Brasil; as mudanças que a mercantilização existe, com destaque para os efeitos da metropolização do país, com clubes periféricos sendo cada vez mais extintos; e, por fim, o modelo neoliberal que afasta a torcida mais efusiva, encarecendo o acesso ao jogo.

Em suma, vai ser o livro que passarei a indicar a qualquer pesquisador que queira estudar o futebol, pois instiga diferentes possibilidades de pesquisa. Ah, e o melhor, está disponível de forma gratuita para ser baixado no site da Eduerj, na Biblioteca da Quarenta: https://www.eduerj.com/eng/?product=entradas-e-bandeiras-a-conquista-do-brasil-pelo-futebol-2

MASCARENHAS, Gilmar. Entradas e bandeiras: a conquista do Brasil pelo futebol. Rio de Janeiro: Eduerj, 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário