terça-feira, 27 de janeiro de 2015

A mudança na transmissão do Campeonato Alagoano

O Campeonato Alagoano deve começar nesta quarta-feira, caso não ocorra o quarto adiamento por mudança de tabela, com uma alteração principal: transmissão com exclusividade da afiliada da Rede Globo de Televisão. Depois de sete temporadas com transmissão da TV Pajuçara, afiliada da Rede Record, os jogos de quarta, às 22h, e domingo, às 16h, substituem as partidas do Campeonato Carioca, até o ano passado retransmitidas pela TV Gazeta/Globo.

A confirmação por parte da Organização Arnon de Mello, grupo proprietário da TV Gazeta, ocorreu em dezembro, com o contrato com a Federação Alagoana de Futebol (FAF) sendo assinado na segunda semana de janeiro deste ano. Uma nota de resposta à decisão da FAF ação foi publicada no site TNH1 e nos intervalos da TV Pajuçara, ambos pertencentes ao Pajuçara Sistema de Comunicação (PSCOM). Segundo a nota, desde o contrato inicial assinado já com o atual presidente da federação, o também prefeito de Boca da Mata Gustavo Feijó (PDT), em 2008, o PSCOM firmava contratos com exclusividade por dois anos, com o direito contratual de transmitir a edição de 2015 sendo garantido na última renovação.

Ainda segundo a nota:

“Mesmo tendo esse direito garantido, de forma nebulosa e sem qualquer respeito à relação construída ao longo desses sete anos, fomos vítimas de uma série de atitudes desrespeitosas, que culminaram com a notícia de que o campeonato alagoano, em 2015, seria transmitido por outra emissora, o que configura manifesto desrespeito ao contrato vigente com a TV Pajuçara, detentora da exclusividade do direito de transmissão.”

Apesar disso, “em respeito ao torcedor”, a TV Pajuçara optou por não tomar qualquer medida para impedir a realização do torneio, mas disse que buscaria “a recuperação dos prejuízos que foram e estão sendo suportados pela emissora”. Procedimento este que ainda não sabemos o resultado.

Dança de cadeiras

A TV Pajuçara começou a exibir os jogos do Alagoano ainda em 2004, com a transmissão das finais daquele ano entre Corinthians e Coruripe, repetindo isso nas edições seguintes até 2007. Em 2008, primeiro ano da exibição do torneio completo, ainda transmitiria jogos do CRB na Série B do Campeonato Brasileiro.

A opção por transmitir o Campeonato Alagoano de forma integral refletiu a abertura da Rede Record, que a Pajuçara é afiliada desde julho de 2006. A emissora nacional não renovara o contrato de sublicitante dos torneios nacionais de futebol e passa a tentar concorrer com a Globo nos processos de licitação. Não conseguindo sucesso, passa a apostar nos Estaduais, flexibilizando a grade de programação, com os programas daqueles horários passando depois dos jogos. Além do Alagoano, foram os casos também de torneios importantes como os da Bahia e de Santa Catarina, que após três anos retornaram para as afiliadas da Globo.

Apesar de manter o Pajuçara Futebol Clube na sua grade diária, o PSCOM parece ter acabado com a equipe esportiva da Pajuçara FM Maceió, 103,7, a única a ter equipe esportiva local. Ao menos, ela não esteve presente nos amistosos de pré-temporada e o comentarista do grupo, Antônio Torres, foi contratado pela Rádio Gazeta de Alagoas, AM de propriedade da Organização Arnon de Mello.

A mudança em 2015 ocorre num momento de dança de cadeiras no mercado de televisão alagoano. A chegada do grupo cearense de saúde Hap Vida ao mercado de comunicação nordestino, com a compra das ações majoritárias da TV Alagoas/SBT no final de 2014, gerou investimentos no setor, com a retirada de diretores e de duas apresentadoras da TV Pajuçara, que, em contrapartida, contratou a apresentadora Gilka Mafra, após 16 anos na TV Gazeta.

Sintonia partidária

Representada pela holding Sistema Opinião de Comunicações, com sede em Recife, adquiriu em paralelo outra afiliada do SBT, mas no Rio Grande do Norte, a TV Ponta Negra; já sendo proprietária da Ceará Rádio Clube, em Fortaleza. Em janeiro, virou sócia majoritária dos meios de comunicação pertencentes aos Diários Associados em Pernambuco: Diário de Pernambuco, Rádio Poti, Rádio e Televisão O Norte (TV Clube João Pessoa), Rádio FM O Norte, Rádio Borborema, Televisão Borborema e Sistema Associado de Comunicação (TV Clube Pernambuco).

O contrato da Gazeta para transmitir o Campeonato Alagoano teria sido a resposta às mudanças do mercado. Além disso, reflete o resultado dos testes de transmissão de jogos de times alagoanos realizados no ano passado. Foram cinco partidas exibidas em competições nacionais, algo diferente até então, apesar de a transmissão ter sido de equipes de fora (Globo Nordeste e Globo São Paulo): Sport X CSA, num domingo, pela Copa do Nordeste; CSA X São Paulo, São Paulo X CSA, CRB X São Paulo e São Paulo X CRB, em quartas-feiras, pela Copa do Brasil.

Outro ponto importante, no que tange à rede, é concorrer com a estratégia do Esporte Interativo em atuar no Nordeste, com a transmissão da Copa do Nordeste desde sua volta, em 2013, e de sete dos nove estaduais da região, com o Alagoano incluído na lista desde o ano passado. Em meio ao sucesso deste grupo que atua em UHF em algumas cidades, mas que vem tendo destaque na TV fechada e em serviço sob demanda, cercá-lo em sua estratégia de especialização parece ser importante.

Uma maior abertura aos estados já foi visível nos jogos da Copa do Brasil e do Brasileirão do ano passado, com a lista de partidas transmitidas, para além de clubes de Rio de Janeiro e São Paulo, aumentou no ano passado, com possibilidades de transmissão para Pernambuco, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul, em algumas datas.

Por fim, é importante considerar que Gustavo Feijó tem como vice-prefeito Kleber Toledo, do mesmo PTB de Fernando Collor de Mello, sócio majoritário da Organização Arnon de Mello, proprietária da TV Gazeta.

***
Texto publicado na edição n. 835 do Observatório da Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário