sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Os três pontos de entrada da Economia Política no futebol


Comentei no comentário do meu último artigo publicado que a dissertação me abriu algumas possibilidades de pesquisa para além do meu objeto de estudo em si. Aproveitando-me disso, escrevi artigos em paralelo para apresentar em eventos e posterior publicação em revista. Este é mais um caso.

Ainda que a discussão reunida neste artigo esteja espalhada pela dissertação - especialmente no que tange à análise do processo histórico do futebol, lá no segundo capítulo -, aqui traço os caminhos de três conceitos básicos da Economia Política de forma geral (segundo Mosco), mercantilização, espacialização e estruturação, neste esporte. Um dos intuitos foi o de me apropriar desta bagagem epistemológica, aplicar num bem cultural de extrema relevância e conhecimento, de maneira a "facilitar" o entendimento sobre estas categorias.

Pode-se perguntar onde entra a comunicação e a Indústria Cultural nisso, mas como o desenvolvimento desta com o futebol se deu de forma paralela, seria impossível não ligar a evolução deste esporte com a presença das indústrias culturais nele em todas as três esferas, como pode ser lido no artigo.

Quanto à publicação, fiquei muito feliz por ser na revista melhor avaliada no que se refere a esportes. A Revista Brasileira de Ciências do Esporte é organizada pelo Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, tem qualificação Qualis B2 e está indexada em importantes espaços nacionais e internacionais.

Ainda que tenha demorado para sair, dois anos contando da submissão, é um espaço de ocupação interessante já que, pelo que acompanhei de outras edições, os trabalhos que trazem algo da Comunicação geralmente são feitos por pessoas formadas em Educação Física, com uma bagagem teórica-conceitual obviamente diferente e com alguns limites.

Além disso, saiu num período que, ainda que de forma não intencional, acabei perdendo espaço no eixo teórico-metodológico que uso como base de quase todos os meus trabalhos desde 2008.

Segue abaixo o resumo do artigo que pode ser lido/baixado no site da revista:
http://rbceonline.org.br/revista/index.php/RBCE/article/view/1514


Resumo
O intuito deste artigo é analisar o futebol com base nos três pontos de entrada estabelecidos por Mosco (2009) como partes que constituem um marco teórico-metodológico para estudos sobre a economia política global: mercantilização, espacialização e estruturação. A partir destas entradas, que permitem um reconhecimento da dependência dos fatores particulares do tempo-espaço e histórico-situacional em funcionamento na realidade social e, consequentemente, nas formações sociais concretas, objetiva-se aqui analisar o desenvolvimento do futebol enquanto esporte com grande recepção mundial, com a devida importância para a Indústria Cultural como uma das principais colaboradoras neste processo.

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