sexta-feira, 1 de agosto de 2014

A Fase da Multiplicidade da Oferta na Indústria Cultural e no Futebol

Uma das (muitas) coisas boas do processo de construção da minha dissertação foi perceber algumas possibilidades de estudos em paralelo em relação ao que era meu objetivo. Por conta disso, consegui escrever artigos em que podia me aprofundar um pouco mais num detalhe ou outro que eu observei, mas que não necessariamente poderiam estar na dissertação. Acabou sendo bom também para este (forçado) período sabático, já que mesmo sem estar filiado a qualquer instituição de ensino ainda tenho possibilidades de publicação.

O artigo publicado na edição de janeiro-junho deste ano da Revista Mediação (UFMG-edição eletrônica Qualis B4) é um desses casos, conformando com outro artigo que deve ser publicado este ano uma dupla em que há aplicações de conceitos da Economia Política da Comunicação para analisar a relação entre futebol e meios de comunicação.

Este trabalho partiu de um texto que eu publiquei no Observatório da Imprensa que, ainda que seja um espaço para textos mais opinativos, eu costumo usar para desenvolver a base de um possível futuro artigo.

Neste caso, a proposta foi chamar um amigo para escrever junto, para ajudá-lo na produção acadêmica que, igual ao futebol, precisa de ritmo. Infelizmente, o artigo acabou sendo desenvolvido num momento muito ruim e apenas as discussões sobre como ele deveria ser e a formulação do resumo expandido para o evento que seria mandado, o encontro da ULEPICC-Brasil de 2012, puderam ser feitas em conjunto.

Como as revistas científicas não veem problemas em submissão de artigos apresentados em eventos - desde que não tenham sido publicados em outros periódicos ou livros antes -, deixei-o arquivado após a apresentação

Este ano apareceu a chamada da Revista Mediação para o dossiê "Comunicação em jogo: o esporte e o lúdico sob a lógica midiática". Até pelos dois anos passados, revisei o artigo e fiz algumas modificações, tendo ele sido aprovado e já publicado. A vantagem de mandar artigos para dossiês é que o tempo para avaliação e uma possível publicação é menor, o que nem sempre ocorre em outras seções.

A edição conta também com um texto de um dos parceiros de estudos sobre futebol na comunicação na época do Mestrado, que trata do replay nas transmissões esportivas.

Segue abaixo o resumo do artigo que pode ser lido/baixado no site da revista:
http://www.fumec.br/revistas/mediacao/article/view/2187

Resumo

Este artigo parte do conceito de Fase de Multiplicidade da Oferta, criado por Brittos e desenvolvido pelos pesquisadores da Economia Política da Comunicação no Brasil, para analisar a relação intrínseca do futebol com os meios de comunicação, não só em torno do futebol televisionado ou demais produtos oriundos da apropriação desta prática cultural pela Indústria Cultural, mas, principalmente, para observar o quanto os laços entre estas duas formas de entretenimento refletem as modificações político-econômicas vivenciadas na sociedade capitalista. Ambos tendem a possuir, a partir das últimas décadas, uma multiplicidade de agentes em torno dos seus negócios, de forma a transnacionalizar seus controles.

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