domingo, 22 de dezembro de 2013

Políticas públicas para transmissão de esportes: Análise de dispositivos legais sobre o desporto e a comunicação

Em meio a um forçado (e extremamente desgastante) período sabático para tudo o que eu gosto de fazer, ainda há resultados de trabalhos feitos anteriormente. O artigo "Políticas públicas para transmissão de esportes: Análise de dispositivos legais sobre o desporte e a comunicação" foi publicado na quarta edição da Revista Brasileira de Políticas de Comunicação, ligada ao Laboratório de Políticas de Comunicação da UnB (LaPCom-UNB).

Como a revista é nova, não tem uma classificação boa (Qualis B5). O meu intuito era aproveitar que já tinha um trabalho sobre o tema políticas de comunicação e aproveitar que o espaço específico para publicar o artigo que surgiu durante a pesquisa do mestrado, com o aditivo em relação à dissertação de ter uma análise sobre a Ley dos Medios da Argentina no que se refere às transmissões esportivas. Além disso, honestamente falando, mirava a possibilidade que se tivesse de mudar de opções, uma porta de conhecimento sobre o meu trabalho já estaria um pouco aberta.

Tenho uma lista de possíveis revistas/dossiês que posso ter/fazer artigos para publicar e as que eu enviei e responderam ou não. Uma revista aprovou um artigo, mas ele ainda não foi publicado, então com alguma frequência confiro no site dela se saiu algo. Por via das dúvidas, acabo por olhar também nas revistas e no sistema de que enviei e não recebi resposta. Este foi o caso. Para a minha felicidade, estava lá a edição e o artigo, que não tive resposta, publicado. É algo que já tinha ocorrido com uma amiga, então passei a ficar mais esperto quanto a isso.

Segue abaixo o resumo do artigo que pode ser lido/baixado no site da revista: http://rbpc.lapcom.unb.br/index.php/revista/article/view/47

Resumo

Este artigo discute os dispositivos legais que discorrem sobre o desporto e a comunicação. O objetivo é demonstrar através da legislação já existente os direitos dos torcedores/telespectadores e os deveres para os meios de comunicação e as entidades que organizam o esporte no Brasil. Como material de análise, opta-se pela Constituição Federal; o Código Brasileiro de Telecomunicações; a Lei do Audiovisual, por se tratar da mais recente forma de regulação; o Estatuto de Defesa do Torcedor; e a Lei do Esporte. Até como uma “alternativa” à situação brasileira, estabelece-se ao final um diálogo com a Ley de Medios da Argentina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário