domingo, 4 de abril de 2010

Circo a motor - Quinze minutos

"Quinze minutos de fama/Mais um pros comerciais,/Quinze minutos de fama/Depois descanse em paz./O gênio da última hora,/É o idiota do ano seguinte/O último novo-rico,/É o mais novo pedinte [...]" (Branco Melo/Sérgio Brito - Titãs).

A Fórmula 1 deste ano está com o jeito de seguir essa música titânica. Gênios como Michael Schumacher estão sendo metralhados pela crítica. A efemeridade pós-moderna já esqueceu do que ele fez antes, só importa o que ele (não) faz agora. Fernando Alonso era o líder do campeonato, Massa parecia se tornar seu coadjuvante de luxo, a RBR só quebrava, na Malásia só chovia...

Ah, antes de falar propriamente do final de semana, eu perdi cerca de quinze minutos tanto do treino oficial quanto da corrida - o que aparentou ser a melhor parte. O horário para nós é tortuoso: 5h. Nem de madrugada o suficiente para se manter acordado, nem de manhã o suficiente para acordar mais cedo.

TEMPORAL NO TREINO
Ficaram na primeira parte do treino as duas Ferraris e a McLaren de Lewis Hamilton. As esquipes resolveram ver as gotas de chuva caírem até o momento em que elas diminuíssem o ritmo. Como estamos falando de Fórmula 1, elas diminuíram mas prontamente voltaram, assim como um piloto corrige um pequeno deslize do carro. Resultado: 19º Alonso; 20º Hamilton e 21º Massa.

Para completar, a outra McLaren, de Jenson Button, ficou na brita na primeira tentativa do Q2, onde Barrichello e Schumacher brigaram por posições o tempo inteiro, e quase ficaram de fora do qualificatório final, onde Webber foi o único que arriscou com pneus intermediários e garantiu a terceira pole da RBR, com Rosberg em segundo, Vettel em terceiro e Rubinho em sétimo.

MALDITOS QUINZE MINUTOS...
A parte que não vi: Hamilton e Massa conseguindo sete posições só na largada; Vettel, que largou na parte limpa da pista, chegando em primeiro com duas ultrapassagens antes da primeira curva; M. Schumacher saindo da prova com problemas no carro e o principal, a surpresa de todos ao ver que a previsão do tempo se enganara, gigante sol!

Sobre a largada de Vettel, já é a segunda corrida em que um piloto - o outro foi Massa - que larga atrás consegue posições na largada com a ajuda de sair de uma posição mais limpa. Desse jeito, os pilotos passarão a preferir largar em terceiro ou em quinto do que em segundo.

Lewis Hamilton deu outro dos seus shows ao ir ultrpassando os pilotos um a um. Porém, quando chegou na Force India de Sutil, quinto colocado, parou. Na briga entre os motores dava empate: Mercedes X Mercedes.

Atrás dele, Massa, com uma estratégia de parada melhor, até demorou para passar Button e alcançar a sétima posição, mas viu Alonso ficar preso atrás do atual campeão da categoria e depois de algumas tentativas, e com problemas no carro, explodir o motor a poucas voltas do final.

Vettel e Webber fizeram a dobradinha da RBR no pódio, cuja vitória deveria ter chegado nas duas últimas corridas, com Rosberg em terceiro e Kubica em quarto. Alguersuari (9º) e Hulkenberg (10º) marcaram seus primeiros pontos na categoria. Os brasileiros Lucas de Grassi (14º) e Bruno Senna (16º) conseguiram levar os seus carros até o final da prova pela primeira vez.

Ah, faltou falar em Rubens Barrichello que teve mais uma de suas sessões de azar. Como ocorrera com o carro da Brawn por duas vezes no ano passado, a Willians do brasileiro demorou para arrancar na largada e ele perdeu onze posições, terminando a prova num modesto 12º lugar.

NA PONTA
O campeonato ficou equilibradíssimo. Apesar de a vitória agora valer mais, é um piloto que não venceu em nenhuma das três etapas até agora disputadas que lidera. Felipe Massa pulou para 39 pontos e supera Vettel e Alonso por dois pontos. Jenson Button e Nico Rosberg vêm logo atrás com 35 e Hamilton e Kubica também estão na mesma casa decimal com 31 e 30 pontos, respectivamente.

A próxima corrida será daqui a duas semanas, na China. É a chance de ver se Felipe Massa mantém a ponta e o melhor começo de temporada da sua carreira, se a RBR continua dominando como melhor carro, se Schumacher começa a pegar o jeito da nova F1,...

Nenhum comentário:

Postar um comentário