sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Mídia tosca

Filtramos a coluna de hoje por motivos bem "especiais". Em meio à hipocrisia da "imparcialidade" da imprensa, dois exemplos de como, dependendo do assunto, a neutralidade pode ir para o pré-sal.


Para início de conversa, o Cada Minuto traz dois exemplares de um erro tradicional. Apesar de o site ter mudado o layout, ter crescido a ponto de ter transmissão de TV, não perde a mania de não olhar - nem precisaria revisar -o que copia de agências ou sites nacionais.



A polêmica vem agora, culpa do Primeira Edição. O caso abaixo lembra outro que já apareceu nesta coluna, quando um site tratou o presidente da Coreia do Norte como alguém com problemas psiquiátricos. Desta vez, chamam, sem aspas, o Hugo Chávez de ditador.

Eu tenho muitas críticas ao Chávez - o presidente venezuelano -, mas chamá-lo de ditador é esquecer que ele comanda a Venezuela segundo a Constituição do país. Todas as alterações foram aprovadas em plebiscitos ou pelo Congresso, nada mais "democrático". Vai ver que é por isso que não acredito nisso.

Ah, além disso, o último parágrafo afirma que a Colômbia é o único regime democrático na América do Sul, mas em todos os outros países - incluindo o Brasil -, os presidentes foram eleitos de forma "democrática".

O problema seguinte é agravado já que também é assinado pela Redação do site. Aqui a frase: "A ideia dos oposicionistas é polarizar os debates entre simpatizantes dos terroristas do MST e os defensores do agronegócio". Realmente, nesta dicotomia bem-mal não sei quem é que é pobre e quem é multimilionário. Coitadinhos dos latifundiários...

>>
Em breve, eu acho, um texto sobre o editorial e a matéria da Veja de duas semanas atrás. Por enquanto um aperitivo publicado meses atrás: http://manguewireless.blogspot.com/2009/03/cacem-lhes.html

Um comentário:

  1. anderson, pq só a última imagem deste post está linkada? todas as outras estão como imagem do post, suponho, e não podem ser aumentadas, daí não dá pra ler.

    ResponderExcluir