segunda-feira, 30 de março de 2009

Circo a motor


No dia do circo, 27 de março, tivemos o início de mais uma temporada da categoria automobilística mais famosa do mundo. A Fórmula 1 também sentiu os efeitos das tsunamis criadas pela crise econômica. A necessidade de restringir os gastos para a manutenção do espetáculo e as já tradicionais alterações para preservar (um pouco) o meio ambiente cresceram exponencialmetne.

O blog Terra: O Planeta e seus Interessados traz mais uma vértebra com uma das paixões de seu autor. "Circo a motor" tentará trazer cada momento que se mostre interessante vidna do circo da Fórmula 1. E Já que assim o chamam, que falemos dele de uma forma diferente, mais criativa.

A tenda deste circo é gigantesca e será armada em 17 cidades de 16 países diferentes, ao longo de 2009.

Para ser gênio aqui, os plotos tem que ser capazes de, como os mágicos, tirar alguns coelhos da cartola. O mecânico tem que fazer malabarismo para consertar problemas de última hora. E mesmo com toda a evolução técnica, ainda há os que correm com a faca entre os dentes e os que só fazem número.

O que não pode faltar num circo são os palhaços. Cenas que msituram ira e humor também temperam as atrações, especialmetne se tiver chuva. Afinal de contas, erros acompanham qualquer área.

Ah, também há as bailarinas que aqui só servem de figurantes, ou seja, sã oobjetos de atração para a venda de produtos. Como em muitos empregos, ainda há uma forte rejeição (preconceito) quanto ao trabalho feminino nesta área. "Mulher domando leão? Jamais!!".

Os donos deste circo até que tentam manipulá-lo de alguma forma, mas se cada atração não aceitar determinada alteração nã otem sistema de pontuação que mude. Aqui, o negócio está mais para um oligopólio que para um monopólio.

A tenda está armada, os caminhões de materiais já descarregaram, os animais estão prontos para entrar em ação. Os artistas também.

Abramos as cortinas.

Um comentário: