domingo, 10 de outubro de 2021

2021.19 O Futebol como ele é

 

Quando recebi o e-mail da Editora Grande Área sobre o livro do Rodrigo Capelo fiquei atento e busquei garantir o meu. Capelo é uma referência importante para dados sobre "Negócios do Esporte", para ficar no nome da nova editoria do espaço em que ele trabalha.

Como brinquei ao final de uma live no Na Bancada em que conversamos sobre o livro - eu tinha parado no capítulo 3, entre atividades da UFAL e da tese -, se Irlan Simões tivesse me falado de uma mesa com Capelo dois anos antes eu estranharia muito. O jornalista tinha comparado a situação do CSA com a do Joinville e também defendia mais o formato de clube-empresa. Algumas coisas mudaram para ele e para nós, confesso.

Voltando a "O Futebol como ele é", Capelo passa por pontos muito importantes da história dos 13 clubes que formaram inicialmente o Clube dos 13, passando por três partes: "Os gigantes em construção", com São Paulo, Santos, Botafogo, Fluminense e Grêmio; "A ruína dos gigantes", com Vasco, Cruzeiro, Internacional e Bahia; e, "O jogo infinito do futebol", com Atlético-MG, Corinthians, Palmeiras e Flamengo.

Na live, ele já havia falado que tinha usado o meu livro numa referência ao Corinthians, partindo especialmente da explicação sobre o processo no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE). Ainda que a linguagem tenha sido outra, fico feliz em ver o que fiz para além da academia e como uma das referências de um livro que já se torna fundamental para conhecer melhor a estrutura do futebol brasileiro.

"O futebol como ele é" tem quase 600 páginas, mas a leitura é muito boa para se fazer, tem histórias excelentes e relatos de entrevistas imperdíveis com figuras como Eurico Miranda (Vasco) e Andrés Sanchez (Corinthians). Tenho divergências pontuais no capítulo final, mas aí seria assunto para outra live ou conversa mais à frente.

Referências

CAPELO, Rodrigo. O Futebol como ele é. Campinas, SP: Grande Área, 2021.

Nenhum comentário:

Postar um comentário