quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Rede Globo e a transmissão do Campeonato Brasileiro

Se o trabalho relatado anteriormente não me era um tema tão comum em termos acadêmicos - e sim profissional - a segunda publicação que comentarei por aqui é mais que natural para mim. Afinal, trata-se do relato da minha pesquisa de dissertação, em que analiso a história da transmissão televisiva do Campeonato Brasileiro de Futebol e a participação da Rede Globo enquanto detentora dos direitos de exibição.

Publicado em revista brasileira e, ainda mais, especializada no eixo teórico-metodológico que uso como base de pesquisa já há 5 anos. A Revista Eletrônica Internacional de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura tem uma longa trajetória e já havia publicado um artigo, em parceria, em 2011. Além disso, a Revista EPTIC Online, depois de uma queda na avaliação da Capes, retornou a B1, a segunda escala mais importante dentre as revistas comunicacionais (3ª no geral), o que ajuda no currículo acadêmico.

Contando a história de como e porque publicar tão cedo um relato sobre a dissertação, é que por eu ser da área, o presidente da nossa associação (ULEPICC-Br) me sugeriu que enviasse o relato para a revista. Lembro que corri para fazer antes de voltar a Maceió, até por não saber como e quando teria internet à disposição. E como deu trabalho. Afinal, como fazer a mágica de transformar mais de 270 páginas em 12?

Foi bem difícil, ainda mais porque sou bem detalhista e imaginava o quanto a falta de determinada informação pudesse gerar um entendimento diferente daquilo que eu defendi e fui aprovado. Ainda assim, cerca de um mês depois da defesa, lá estava eu voltando a olhar o trabalho de dois anos...

Enviado o relato, a avaliação veio e foi bem pertinente. Em meio às dúvidas sobre o quão poderia explicitar a pesquisa que originou o relato, acabei linkando bastante as páginas iniciais do artigo, mais metodológica, do que havia feito na dissertação, em vez de explicar os movimentos deste trabalho. Corrigido os problemas, acabei ganhando algumas páginas para separar os momentos-chave da minha análise. E eis que 
"REDE GLOBO E A TRANSMISSÃO DO CAMPEONATO BRASILEIRO" saiu do forno sob novos títulos e formatos .

Fica a sugestão para outros mestres e doutores que em meio às dificuldades de se publicar a dissertação ou a tese em formato de livro - até mesmo pela necessidade de um tempo de se afastar da pesquisa anterior -, para aproveitar o espaço disponível não só na EPTIC Online, mas também em outras revistas científicas para publicar o relato de como pesquisou, podendo auxiliar outras pessoas que estudem a partir de objetos e/ou observáveis parecidos.


Segue abaixo o resumo do artigo que pode ser lido/baixado no site da revista: http://www.seer.ufs.br/index.php/eptic/article/view/1366/1367


Resumo

Este relato demonstra os procedimentos da pesquisa cujo objetivo foi de realizar uma revisão histórica da relação entre futebol e Indústria Cultural no Brasil, tendo como foco a presença da Rede Globo de Televisão como principal exibidora em TV aberta do Campeonato Brasileiro de Futebol. A partir do eixo teórico-metodológico da Economia Política da Comunicação, analisou-se a relação da Globo com as transmissões deste torneio, tendo como elos históricos a Copa União de 1987, o Campeonato Brasileiro de 1997 e a negociação pelos direitos das edições a partir de 2012. Esta recebeu um destaque maior por representar uma mudança significativa no processo após a atuação do Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência, o que vai resultar num modelo de descentralização das negociações, considerado prejudicial para este mercado, por conta das barreiras estabelecidas pela líder do oligopólio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário