quarta-feira, 19 de maio de 2010

Circo a motor - O melhor na frente


O circo colocou sua lona no circuito mais charmoso da história da Fórmula. Em meio a hoteis, cassinos, tabacarias e iates, com direito a artistas mundiais, o GP de Mônaco colocou na frieza dos números o que todos sabem desde a primeira corrida do ano: o melhor carro de 2010 é da Red Bull Racing.

No sábado, a quinta poleposition em seis corridas, mais uma vez com o australiano Mark Webber, e com um temporal à frente de Kubica. A "graça" do sábado ficou por conta de Fernando Alonso, que bateu no treino livre anterior e destruiu parte do carro, o que o obrigou a ver o classificatório pela TV e a largar dos boxes.

PASSEIO
Como todo mundo sabe, ultrapassagem em Mônaco é muito, mas muito difícil. Webber largou bem e passeou pelas ruas do pricnipado, chegando até a colocar um segundo por volta no segundo colocado, seu companheiro de RBR, o alemão Sebastian Vettel. Vettel, inclusive, responsável por uma das poucas mudanças na parte da frente do grid, ao ultrapassar Kubica na largada.

Kubica chegou com sua Renault em terceiro e Felipe Massa terminou a corrida na posição em que largou, o quarto lugar. Lewis Hamilton terminou em quinto, posição em que largou.

Fernando Alonso chegou no sexto lugar! Primeiro porque foi beneficiado com a entrada do Safety Car logo nas primeiras voltas devido a uma forte batida de Hulkenberg, quando optou por trocar os pneus. E só não conseguiu ao menos mais um lugar porque o brasileiro Lucas di Grassi, com a frágil Virgin, conseguiu segurá-lo por mais de duas voltas. O espanhol reclamou, mas foi a chance para o Lucas mostrar o que sabe.

Falando em brasileiros, o carro de Bruno Senna quebrou, assim como posteriormente o de di Grassi e, mais para a segunda metade da prova, o de Rubens Barrichello. O brasileiro conseguiu saltar do nono para o sexto lugar na largada, mas viu seu carro se descontrolar após o pit stop até quebrar voltas depois, o que seria motivo suficiente para se irritar e jogar o volante no chão - apesar de querer sair correndo do carro, que ficou numa posição de risco na pista.

Fora isso, o grande lance da corrida foi no final quando o Safety Car entrou pela terceira vez na prova. Como consta na regra, o carro de segurança tem que sair antes da bandeirada, assim o sinal da pista fica verde. Alonso escorregou na entrada da reta dos boxes e M. Schumacher, que vinha atrás, aproveitou-se para ultrapassá-lo.

Ao menos foi engraçado, porém, não permitido. O heptacampeão mundial foi punido com o acréscimo de 20 segundos ao tempo final e caiu da 7ª para a 12ª posição, enquanto Alonso se manteve em 6º.

Ah, a grande palhaçada do dia ficou por conta de um carro que parou por superaquecimento quando a corrida estava com apenas dez voltas. Coisa de alguma das novatas Lottus, Virgin ou Hispania? Não, mas da poderosa McLaren, cuja equipe de Button esqueceu uma das tampas de entrada de ar.

Confira ao fila do post que a classificação do campeonato finalmente mostra a real colocação dos melhores carros. A RBR já fez o melhor carro de 2009 - só foi superada pela Brawn GP por causa do difusor traseiro diferente e na primeira metade da temporada - e também em 2010, onde ganha destaque por ser a melhor equipe independente do tipo de circuito (rápido ou travado). Dois pilotos dividindo a liderança e o campeonato construtores nas mãos.

O circo continua com suas atrações na Europa, daqui a duas semanas, no Grande Prêmio da Turquia, onde Felipe Massa venceu três das cinco corridas realizadas no circuito.


>> CLASSIFICAÇÃO
1º Webber 78 pts/ 2 vitórias; 2º Vettel 78 pts/ 1 vitória; 3º Alonso 75; 4º Button 70; 5º Massa 61; 6º Kubica 59; 7º Hamilton 59; 8º Rosberg 56; 12º Barrichello 7.

Nenhum comentário:

Postar um comentário