terça-feira, 18 de agosto de 2009

As Muitas Últimas Coisas

ACENDE


"As ...Últimas Coisas traz à cena quatro personagens que vivem confinadas em um manicômio. Nesse espaço, distantes do mundo exterior, elas têm apenas umas às outras; têm apenas suas dores, fomes, perdas. Isoladas, e com as forças que lhes restam, elas se agarram febrilmente ao que têm, mesmo que tudo o que lhes tenha sobrado seja apenas fruto de sua imaginação".


É assim que a Cia. Ganymedes dá o enredo da nova apresentação da companhia teatral, que já teve duas apresentações através do Projeto Quarta no Arena, em junho, e que estará até este final de semana no Teatro de Arena em temporada iniciada semana passada.

A primeira coisa a se comentar é o nome As muitas últimas coisas. Não sei porquê, mas já o troquei por "As últimas muitas coisas" algumas vezes, apesar do título original ter mais sentido. Afinal, a história é baseada em personagens que vivem num manicômio, local em que as famílias colocam pessoas dentro e poucas vezes voltam para levá-las. Ou seja, o início do fim, por mais novos que sejam.
APAGA
Cada personagem carregam em si um "tipo" de loucura diferente: o psciopata "35" (Igor de Araújo); a suave e infantilizada Mocinha (Nilton Resende); o visivelmente atormentado Paulo (Igor Araújo); e a "normal" Cida (Lucy Oliveira).

Mas, em nossa opinião, o grande destaque está para trinta-e-cinco. Cada entrada do personagem em cena era garantia de risos, por mais escabrosa que fosse a sua ironia. O mais incrível é que se fôssemos realizar uma entrevista em separado com cada espectador antes da peça, todos talvez respondessem "ser contra qualquer tipo de violência" ou que "com isso não se brinca".
ACENDE OU APAGA, VOCÊS TÊM QUE DECIDIR
Os grandes momentos da personagem eram os monólogos sobre os fatos de um ex-universitário assaltar ou praticar violência sobre outras pessoas. Na primeira, deixa-se claro a crítica à falta de segurança em qualquer lugar, até mesmo em condomínios, quando ele resolveu assaltar vestido de entregador de pizza.
ACENDE
Apesar de só ter conseguido no último andar, ele molesta sexualmente uma das moradoras do local que preferiu abrir a porta em vez de falar logo que "ninguém pediu pizza aqui". Antes de sair, ele ainda deixa um recado: "Não abram a porta para estranhos!". Garantindo os risos do público.

Outro momento é quando ele lembra a época de universidade, quando um professor lhe deu 1,75 e o respondeu ao questionar sobre um arredondamento da nota: "nem 1,7 nem 1,8, 1,75". Anos depois ele encontra o professor, quando thirty-five já é um criminoso, um pouco antes de entrar no carro com a espora.
APAGA
35 entra por trás no carro de forma que o casal não vê e mostra a faca para a mulher, pedindo o dinheiro. O professor pede para não fazer nada com a esposa, pois estava grávida. Friamente, ele rasga a barriga de ponta-a-ponta e afirma: "Agora não está mais".

Pede para que ele saia do carro e fica agachado, como na época das punições medievais. "Puxa a espada" e acerta o pescoço do antigo professor, mas o pescoço ainda fica pendurado. Tenta de novo, e nada de cair. Até que ele desiste, pega uma fita métrica e mede a quantidade de pele que ficou: "1,75. Nem 1,7, nem 1,8, 1,75".

Cômico se não fosse trágico, não? Pois é este a personagem que o público mais riu. Méritos de Igor de Araújo, que conseguiu equilibrar o lado perverso com a fina ironia que muitos carregam mesmo para momentos tão trágicos.
ACENDE OU APAGA
Paramos por aqui para não contar mais momentos tão interessantes quanto. As frases "Acende", "Apaga" e "Acende ou apaga, você têm que decidir" deram início e fim à peça. E você, prefere acender o riso, mesmo em descrições trágicas, ou apagar a alegria em casos específicos?

Acende ou apaga, vocês têm que decidir.

Local:
Teatro de Arena Sérgio Cardoso
(anexo ao Teatro Deodoro)

Data e Horário:
21 e 22/08 - 20h
23/08 - 17h
Ingresso:
R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia)

Teatro e Música:
A Cia. Ganymedes agregará um evento extra às apresentações dos domingos (16 e 23/08):
no dia 23, também após o espetáculo, o músico Marcelo Marques (responsável pelas trilhas musicais da Cia. Ganymedes) apresentará composições suas e da banda Gato Zarolho, acompanhado de músicos convidados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário