terça-feira, 22 de abril de 2008

Centenário de segunda


Quando o Sport Club Penedense iniciou o Campeonato Alagoano 2008 o único pensamento da diretoria era que o clube estivesse na Primeira Divisão no ano de seu centenário, 2009. Porém, esses mesmos dirigentes foram os responsáveis para que isso não acontecesse ao considerarem a Justiça mais importante que o futebol.




O vilão para o alvirrubro foi o presidente da Federação Alagoana de Futebol (FAF), Gustavo Feijó. A briga vem desde antes mesmo de o campeonato começar. Regressemos em quase um ano: a disputa para a presidência da entidade foi decidida voto a voto, com direito a intromissão judicial e algumas liminares. O Penedense foi um dos clubes que votou a favor da outra chapa, logo acusa Feijó de perseguição ao clube.




O primeiro motivo para tal acusação surgiu da criação do Futebol Premiado, loteria que serviria para “salvar” os clubes alagoanos – a exemplo da federal Timemania. A Federação havia separado três grandes sedes: Maceió, Arapiraca e Penedo, que receberiam mais dinheiro por serem cidades-pólos do projeto. No entanto, a FAF pensava em transferir a sub-sede de Penedo para Coruripe. A federação não fez isso, porém a Justiça não permitiu que a loteria ocorresse devido às dívidas da entidade com o Fisco.




Falando em Justiça, ela foi a protagonista no imbróglio que começou a seguir. Assim como o principal palco futebolístico do estado, o Rei Pelé, o estádio Alfredo Leahy foi interditado pela comissão de vistoria, formada pelo Corpo de Bombeiros e Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea). Até aí tudo bem, a falta de organização do futebol alagoano causou isso e prejudicou o principal torneio estadual.




O problema foi que isso serviu como estopim para uma briga onde as liminares judiciais serviram como instrumentos primordiais. O advogado do clube entrou com um pedido de liminar na Justiça Comum para que o Penedense fizesse o primeiro jogo do campeonato, contra o CRB, em seu estádio. Liminar concedida e acatada. O jogo ocorreu em Penedo, empate por 1X1.
Uma das turmas do Tribunal de Justiça Desportiva de Alagoas (TJD/AL), posteriormente, julgou o clube e declarou irregular a sua participação no campeonato. Infringiu normas do próprio regulamento do campeonato, que afirma que um clube filiado não pode entrar na Justiça Comum.




Logo em seguida, o pleno do TJD/AL reverteu o processo e permitiu a presença do clube ribeirinho no campeonato. O que causou briga interna na seccional desportiva alagoana e a saída de três procuradores da mesma – a função não é remunerada, logo o trabalho é voluntário e passível de dispensa.




O julgamento passou para o pleno do Supremo Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), que reafirmou a decisão de afastar o clube. Com isso, o clube ribeirinho ficou fora de uma rodada do 2º turno do campeonato, o que lhe fez voltar logo em seguida por conseguir outra liminar na Justiça Comum, na Comarca de Penedo, permitindo a participação do clube na competição.
Até que, a Desembargadora do pleno do Tribunal de Justiça de Alagoas, Elizabeth Carvalho deu parecer contrário ao clube, retirando-o do campeonato. O até então presidente do clube, Sandro Feitosa, fez uma carta para a FAF onde acatava a decisão judicial e retirava o clube do campeonato. Apesar disso, o presidente do Conselho Deliberativo, Sílvio Menezes, já anunciou que continuará na Justiça por importunar a federação.




Resultados disto tudo: além do ódio alvirrubro em relação a Gustavo Feijó, o clube não só foi afastado do campeonato, como foi suspenso em assembléia de clubes por dois anos − não poderá participar de nenhum campeonato por esse período.




Pelo jeito, mesmo sendo dia de sábado, o 03/01/2009 marcará um centenário com cara de segunda para os torcedores de Penedo; segunda-feira, quando não há futebol.

Um comentário:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir