sexta-feira, 31 de maio de 2024

2024.15 O Jardim

0 comentários
"O Jardim" é uma publicação da Companhia das Letrinhas que une versos de Carlos Drummond de Andrade com ilustrações de Atak. Livro muito bonito e que pode ser uma porta de entrada interessante para crianças para versos.

Referência
ANDRADA, C. D.; ATAK. O Jardim. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2015


 

quinta-feira, 30 de maio de 2024

2024.14 O poder ultrajovem

0 comentários

 

"O Poder Ultrajovem" é uma coletânea de contos e crônicas de Carlos Drummond de Andrade inicialmente publicados no Jornal do Brasil em 1969 e 1970. O período é o do AI5, mas também do tricampeonato mundial do Brasil. O cotidiano do país estava muito movimentado naquele momento e Drummond passa, direta ou indiretamente, por tudo isso.

Referência

ANDRADE, C. D. O poder ultrajovem. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

segunda-feira, 20 de maio de 2024

2024.13 O homem que fazia chover

0 comentários


"O homem que fazia chover & outras histórias de Carlos Drummond de Andrade" é um compêndio da Companhia das Letras para um selo específico ("Boa Companhia") com contos, fábulas e crônicas do autor mineiro.

Eu tenho dificuldades com textos muito curtos, com contos e crônicas atingindo o limite daquilo que me alcança de atenção. Talvez por isso, a história que dá nome ao livro me deu a impressão de que deu uma ótima capa, bem diagramada, mas não foi a que mais me interessou. Dele, destaco "O outro marido", "Morte na obra", "Apólice" (que pretendo usar em sala de aula para os cursos de gestão) e "Nascer" (ainda que por ser triste). 

Referência

ANDRADE, C. D. de. O homem que fazia chover & outras histórias de Carlos Drummond de Andrade. São Paulo: Boa Companhia, 2013.

terça-feira, 14 de maio de 2024

2024.10 A Falência/ 2024.11 A Viúva Simões/ 2024.12 A Intrusa

0 comentários

Este registro de livros lidos marca, na verdade, a leitura de um box com "Obras essenciais de Júlia Lopes de Almeida", escritora importante do Realismo brasileiro, mas pouco conhecida no geral, com republicações nos últimos 10 anos.

"A Falência" apresenta uma personagem que se casa para novas possibilidades de vida, mas tem um relacionamento em paralelo com um médico que vive na sua casa, respeitado pelo marido que atua com produção agrícola. Além disso, há uma prima que cresce tomando conta da casa. É a história do processo de "falência" a partir de distintas personagens que somos colocados em diferentes perspectivas.

Referência
ALMEIDA, J. L. de. A Falência. Jundiaí: Principis, 2019.

"A Viúva Simões" também parte de duas mulheres, mãe e filha. Aqui, a mãe viúva que se vê apaixonada novamente por um amor da juventude, justamente por quem saiu para a Europa e a instigou a adiantar o casamento. O caminho final parte para determinada situação ainda mais complicada, ainda que consigamos esperar por isso a cada página.

Referência
ALMEIDA, J. L. de. A Viúva Simões. Jundiaí: Principis, 2019.

Por fim, em "A Intrusa", ainda que o título também indique uma mulher, Alice, nós sabemos dela a partir do que homens e outras mulheres comentam. Talvez seja o final menos óbvio, mas também menos dramático dos três livros deste box.

Referência
ALMEIDA, J. L. de. A Intrusa. Jundiaí: Principis, 2019.