terça-feira, 19 de abril de 2022

2022.5 A pirâmide invertida/ 2022.6 Cabeça Fria Cabeça Quente

0 comentários

Eu gosto de olhar também a parte tática do futebol. Sei que não é uma tendência geral porque tem muita gente que acaba aparecendo como grande entendedor do tema e fica meio chato, porque pode gerar "certezas absolutas", quando, na verdade, há outras questões em campo.

Bem, "A pirâmide invertida: a história da tática no futebol" é um clássico para quem curte futebol, especialmente nas especificidades táticas. Mostra justamente o quanto a cada nova proposta aparecem antídotos para acabar com o domínio - ou não dá para pensar que o tik taka, por exemplo, não é mais a grande "inovação de todos os tempos"?

Referência:

WILSON, J. A pirâmide invertida: A história da tática no futebol. 2.ed. Campinas: Grande Área, 2016.

A Quarta Academia? Bem provável. Desde novembro de 2020 foram 5 títulos, incluindo duas Libertadores num mesmo ano (2021). O que a comissão técnica comandada por Abel Ferreira está construindo de legado histórico está aí para todo mundo ver - com algumas crítica possíveis, claro.

"Cabeça Fria, Coração Quente" pretende deixar um legado também para quem gosta de análise tática. Como um time vencedor foi treinado para cada vitória relevante, além de também trazer os percalços desse processo. Destaco ainda a segunda parte, dedicada a sugestões para a melhoria do futebol brasileiro, algo que Abel sempre tenta deixar claro nas entrevistas coletivas neste ano.

Referência
FERREIRA, A. et al. Cabeça Fria, Coração Quente. São Paulo: Garoa Livros, 2022.