"A verdadeira regra do impedimento" conta mais que "a história do futebol feminino cearense", como a própria autora me alertou no Twitter, trata-se de mais um importante relato sobre os processos de machismo contra as mulheres no Brasil, especialmente aquelas que tentavam jogar futebol nos anos 1970 e 1980 - momento de abertura oficial para a disputa.
Marcado por relatos buscados de fontes primárias de quem participou dos primeiros jogos oficiais no Ceará, o livro de Karine Nascimento se apresenta como elemento obrigatório para tratar do futebol de mulheres no Brasil.
Referência
Referência
NASCIMENTO, Karine. A verdadeira regra do impedimento: A história do futebol feminino cearense. 2. ed. Natal: Editora Primeiro Lugar, 2020.
"Bom dia, Socorro" chegou por indicação de alguns amigos. É uma história em quadrinhos engraçada sobre as pessoas mais velhas que usam o Whatsapp para espalhar bons dias, correntes e coisas do tipo. Há uma clara disputa amigável (?) nisso. Garantiu-me boas risadas.Referência
MOREIRA, Paulo. Bom dia, Socorro. São Paulo: Conrad Editora, 2022.
"A mais bela Copa do Mundo contada por seus protagonistas". Só este subtítulo deve chamar a atenção de quem é fissurado em futebol. Método comum, tentar buscar relatos de fonte primária para tratar de fatos históricos do futebol, Downie busca preencher várias camadas, inclusive as polêmicas, a partir de uma colcha de falas.
DOWNIE, Andrew. México 70: A mais bela Copa do Mundo contada por seus protagonistas. Campinas: Editora Grande Área, 2022.
Obra fundamental para os estudos da Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura. A releitura dos textos selecionados de Valério Cruz Brittos para este livro para a elaboração de uma resenha crítica, que sairá em breve, me trouxeram uma nova camada de citações e referências importantes. Algumas das quais eu não havia registrado em outras obras. Já disse que é fundamental?
Referência
BRITTOS, Valério Cruz. Estudos Culturais, Economia Política da comunicação e o Mercado Brasileiro de Televisão. Buenos Aires: Clacso, 2022.
Um dos contos que mais utilizamos em sala de aula numa casa com dois professores. O ritmo de escrita machadiano nos levando para uma direção, mas encaminhando para outro é aprimorado com os quadrinhos de Juliana Fiorese. Lamentei depois não ter comprado mais uns para sortear nas minhas turmas a cada semestre letivo.
Referência
ASSIS, Machado de; ilustração Juliana Fiorese. A Cartomante. João Pessoa: ed. da autora, 2022.
Nenhum comentário:
Postar um comentário