quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Primeiros dias no Twitter

Um pouco mais de uma semana utilizando o Twitter e só nos últimos dias é que comecei a me adaptar a este instrumento de comunicação. Como contei no post anterior, a primeira dificuldade que me aparece é a dificuldade em escrever em apenas 140 caracteres, mas estou me acostumando, apesar de sempre ter essa preocupação quando post algo.

Enfim, algumas coisas eu não gostei. A primeira coisa que me apareceu como sugestão para seguir foi o twitter do Corinthians, logo o do Corinthians... - o do Rubens Barrichello apareceu do lado. Além disso, no início achei complicado encontrar os perfis de coisas mais populares, como jornais e TVs, não só por outras cópias existentes, mas também porque tem alguns setores de empresas de comunicação que são separados. Por exemplo, temos a @tvgazeta e a @redacaotvgazeta.

Outra coisa que me perdi foi para formatar a minha página inicial. As fotos que queria para o plano de fundo não ficavam. Isso é para mexer e procurar na Internet depois. 

Já que citei acima fotos, devido ao espaço e à finalidade do microblog, as fotos têm que ser postadas em outros lugares para depois termos de colocar o link lá. O Twitpic faz isso com a mesma conta do Twitter, mas já é um atraso para algo que promete agilidade. No mesmo dia que postei o link da minha primeira foto, verifiquei que, ao menos, a Central de Ajudas tem tradução para o português. Menos mal.

Ao longo da semana fui achando o negócio chato. Ficar vendo manchetes, em especial as de alguns perfis que só divulgavam as futilidades do BBB11. Já daí pude perceber que, não só nesse caso específico, os perfis de TVs locais só são utilizados para notícias locais quando há produtos jornalísticos produzidos em Alagoas no ar. Depois disso fica um vácuo nos perfis jornalísticos. Ninguém comenta sequer os telejornais da  rede.

Só ontem é que vim tomar jeito nisso, adicionando mais algumas pessoas que conheço. Aproveitei para cornetar, novamente, o CSA e opinar sobre (mais uma) derrota da Seleção de futebol sobre a França - é incrível como futebol me anima... Aproveitei também para divulgar os posts do blog do Cepcom, apesar de ainda não ter público para isso.

Hoje é que postei mais, retwittei - quando se posta o que já foi publicado por outro perfil -, respondi a outras pessoas e comentei uma manchete do O Globo sobre os problemas na reforma do Maracanã para a Copa de 2014.

Ando lendo nesses dias textos sobre o Twitter e o destaque geralmente é que as empresas ainda não aprenderam a usar esta ferramenta. Na mídia, vemos que as personalidades têm muito mais seguidores que as empresas em que trabalha. Num texto do Comunique-se, li um comentário que o problema é que o público desta rede social espera uma conversa normal, entre amigos, e não é isso que as empresas fazem.

Se levarmos para o campo da comunicação, se tínhamos na televisão o instrumento que tinha como "obrigação" ter sua forma que alcançasse mais pessoas possíveis, sem diferenciação de sotaques e culturas para um país do tamanho do Brasil, e com um diálogo "olho-no-olho", com conversas mais próximas ao cotidiano, vemos no Twitter uma ferramenta que exige o tom mais que pessoal, ao pé do ouvido, rápida, que instigue interesse e altamente direcionada.

Num texto de Cleyton Torres, no Observatório da Imprensa, ele analisa como o jornalismo vem usando esta ferramenta. Ele coloca como sua maior preocupação que muitas vezes o Twitter pauta as redações, o chute a esmo em confiar numa informação publicada lá pode ser terrível caso ela seja errada. Cabe ao repórter apuração - senão, para que ser repórter, não é mesmo?

Continuaremos a saga de análises e a utilização desse novo fenômenos quanto o assunto são as redes sociais produzidas como novas formas de tecnologias de informação e conhecimento. Se quiser nos acompanha pelo Twitter é só seguir: @AndersonCepcom.

Um comentário:

  1. para algumas das dificuldades citadas por vc, anderson, acho que a utilização de um cliente para twitter seria interessante. por exemplo, o lance de upar fotos, encurtar url's... em casa eu uso o tweetdeck, q faz esses dois serviços numa plataforma só. no trabalho, uso o seesmic web, que por ser online, não necessita ter um aplicativo instalado no pc. quanto ao background, ou vc usa uma foto grande, de boa resolução, ou uma menor, q vai ficar repetida na tela. há tb uma ferramenta no próprio twitter web que permite a criação de backgrounds, mas aí não dá pra usar imagens, até onde eu sei. enfim, vc vai aprendendo com o tempo. :P

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