domingo, 29 de maio de 2016

Avaliação da prática docente 2015.2

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Ao final das atividades de aula, como no semestre passado, pedi para que xs estudantes me avaliassem, a partir dos critérios que elaborei para o formulário de 2015.1, acrescentando a avaliação do monitor, que não exporei aqui. Obtive 34 respostas, num conjunto de 63 estudantes, porcentagem um pouco maior que no semestre anterior (53%).

Metodologia de pesquisa/Prelúdio
Este semestre foi muito mais tranquilo que os anteriores. Primeiro que desde o de 2014.1 que um período letivo não tinha qualquer interrupção. Foram: paralisação estudantil, recesso de final de ano e greve docente. Como cheguei a comentar em sala, especialmente na parte de Informática, em algumas semanas eu tinha que conferir se não tinha dado o assunto na anterior, pois ainda estava muito presente na memória.

As duas turmas também ajudaram, participando mais das aulas e sendo mais responsáveis com os trabalhos apresentados, o que até justifica uma relação boa deste período. Em parte, elxs puderam ter um pouco mais de concentração também por conta da falta de uma das disciplinas, tornando o período mais leve de leituras.

Além disso, do ponto de vista pessoal, estou evoluindo, graças à terapia e algumas ajudas em especial. Aprender a lidar com o meu excesso de cobrança, pessimismo, baixa autoestima e vontade de pegar tudo de trabalho não vem sendo fácil e, de vez em quanto, a minha cabeça tem que mandar mensagem de erro para parar, descansar e/ou me divertir.

Foram bem menos momentos sem vontade de sair da cama - ainda que o cansaço físico e mental tenha me exigido alguns minutos a mais na cama. Quase nenhuma vontade de abandonar tudo, do nada, e maior tranquilidade para começar a tentar a viver.

Claro que no meio disso tudo vieram outros problemas. O acidente de janeiro que me livrei sem graves problemas na coluna por sorte foi o que mais me baqueou, física e psicologicamente. Ainda hoje a coluna e a cervical, em particular, estão muito sensíveis. O período que se seguiu era de aprontar coisas para seleção do doutorado e, também por sorte, não havia aulas na semana seguinte ao acidente. Então, fui por um dia, mas não precisei repor aulas posteriormente. E a semana depois foi do Carnaval, quando pude relaxar um pouquinho - apesar das coisas em casa para me virar e fazer -, mas com uma cabeça mais suscetível a pensamentos ruins, ainda que de certa forma com razão.

De lá para cá, segui adiante e coloquei na mente que era isso que tinha de fazer. Encontros, desencontros e instabilidades alheias seguem, mas talvez eu esteja aprendendo a lidar melhor até com isso.

Como apontei no semestre passado, não seria justificativa para aulas ruins, mas é bem melhor trabalhar estando bem - ainda mais com as coisas a resolver da coordenação acadêmica, a partir de abril.

LIC
Este semestre só lecionei Lógica, Informática e Comunicação (LIC). Como nas demais disciplinas do tronco inicial, são 6 horas de aula semanais, quatro num dia e duas no outro, o que abre mais espaço para recursos multimídia e um pouco mais de tempo para algum debate a ser preparado.

Não haviam "respostas obrigatórias" para fechar o questionário, então haverá perguntas com mais ou menos respostas que outras, de 1 (péssimo) a 5 (ótimo), menos no de monitoria, que incluí o 1 para "não procurei o monitor"; e a última pergunta, aberta. Vamos aos dados...

- Figura 1: Prática Docente e Ação didática

Incluí na Prática Docente o "(Avaliação geral)", para tentar explicitar melhor, apesar que talvez eu tenha que jogar esta pergunta ao final. Resultados semelhantes para "Prática Docente" e "Ação Didática", a primeira com duas pessoas escolhendo "ótimo" a mais. Quanto ao segundo ponto, ainda há coisas a aprimorar ou substituir, normal, já que o processo é contínuo. Cheguei a substituir um momento de participação por comentário em mídia social; em compensação, não houve atividade puramente digital, como nos semestres anteriores, em que usei este blog. O parco tempo entre semestres acaba prejudicando uma melhor preparação das atividades dele, mas costumo olhar os conteúdos antes de cada semana, tentando mudar vídeos e imagens, quando isso é possível.

- Figura 2: Construção do conhecimento e relação professor-discente

"Construção do conhecimento" tem os mesmos resultados do tópico anterior, mas repito que a disciplina "Frankstein" acaba prejudicando uma melhor relação entre os conteúdos, ainda que neste semestre tenha conseguido até o fim resgatar os conteúdos anteriores de Lógica e Comunicação na parte de Informática com maior tranquilidade. Modifiquei ordens de conteúdos nas três partes também, seguindo uma ordem melhor. Curiosamente, vejo que ainda preciso melhorar no tópico de Comunicação.

Quando à "Relação professor-discente", creio que foi tranquila, tanto em sala de aula quanto através de mensagens ou e-mails. Ajuda também o fato de eu estar melhor comigo mesmo, tendo maior tranquilidade.

- Figura 3: Métodos de avaliação
"Métodos de avaliação" teve uma avaliação até bem positiva, normalmente é o ponto problemático. A AB1 seguiu o modelo dos semestres anteriores, com parte em grupo (debate) e parte individual; já na AB2, distribui mais a nota em diversas atividades, passando o trabalho de Comunicação para a segunda parte da disciplina, por isso, inclusive, que houve uma atividade que não estava prevista inicialmente. Mantive a pontuação por participação em sala de aula, incluindo aí comentários nas mídias sociais de um caso em específico; mas tirei uma das atividades de informática, que acabou ficando quase que centralizada nas apresentações do seminário.

- Figura 4: Avaliação de conteúdos de Lógica e Comunicação
Aqui, os resultados de "bom" e "ótimo" se aproximam, com um ruim em cada. Incluo o "lembra" na pergunta até pela divisão clara das três partes. Já tinha aparecido no período passado e houve comentário em aula este semestre, que Comunicação tem algumas partes mais amarradas. Os gráficos não mostram isso, mas creio que me preocupo em explicar mais detalhadamente Lógica, mais complicada, e deixo a Comunicação um pouco menos, por ser minha área de segurança. Além disso, optei por adiantar uma semana para deixar a penúltima livre para que se organizassem para o seminários, juntando os conteúdos de Comunicação para três semanas (seriam 4 de aula). Preciso melhorar essa divisão e pensar melhor nesse conjunto de aulas de uma vez, pois é cansativo para mim e para o fluxo do trecho.

- Figura 5: Avaliação de conteúdo de Informática e conteúdo da disciplina
A avaliação de Informática segue os parâmetros anteriores, com algumas outras atualizações sendo necessárias. Acabei deixando só os textos dos seminários para apresentação, além de outro de filósofa sobre as mídias sociais, flexibilizando o conteúdo. Percebi, especialmente em alguns trabalhos, que uma escolha melhor de texto-base desta parte é necessária.

Quanto à construção da formação, pesa o fato de ser algo diferente para os cursos (Contabilidade e Economia), em que até tentamos puxar algo para a área de gestão, mas realmente não é o perfil das disciplinas de 1º período, por enquanto, mais gerais. A ideia é estimular o pensar ao redor, problematizar o que conforma a sociedade. Esperamos que ao final do curso, mantenham tal avaliação sobre a utilidade da disciplina, e não pensem que foi tempo "perdido".

- Figura 6: O que devo mudar na minha prática pedagógica?

 
 
 
 
 
Ficar encostado no quadro, colocar as mãos para trás ou no bolso, etc. O meu jeito tímido/reservado aparece de vez em quando, acho até que neste semestre tenha voltado com um pouquinho mais de força. Além disso, por conta do problema nas costas, foi necessário sentar em alguns momentos de aulas ou ao menos encostar em algo.

O controle de sala de aula é um exercício diário de paciência. Até para me poupar, opto por diminuir a voz ou parar, até que percebam o incômodo. Gritar só numa condição extrema. O maior ou menor barulho em sala depende muito do dia da turma. Há momentos que todo mundo está empolgado e outros que têm dois ou três cochilando.

Algo que acontece com maior frequência é a fuga para outros assuntos. Eu tento ter esse cuidado, porque eu mesmo posso levar a isso; mas em outros acaba sendo por característica da turma e sou eu que tenho que puxar de volta ao assunto. Para mim, é complicado não deixar alguém falar, após certo debate, especialmente se há posicionamento contrário, então tendo a permitir a fala e depois puxar de volta ao assunto. Nem sempre é tão rápido, realmente.

Das atividades, deixei que quem não viesse as entregasse depois. Fui mais rígido quanto às previamente marcadas, modificando o tema do trabalho a ser entregue por considerar que seria mais tempo para escrever e mais opções de consulta que presencialmente na sala de aula, evitando maiores injustiças. Sobre mediar as avaliações entre comentários e textos, tento a cada semestre fazer isso, pois há quem tenha maior facilidade num tipo que no outro, não à toa que a participação em sala gera pontuação extra, a não ser em casos específicos, como debate e seminário.

A frequente crítica sobre futebol rs. É o que gosto, meu cano de escape, e, além de tudo, tenho a desculpa de estudá-lo, é o meu principal objeto de estudo, então fica mais fácil de trazer exemplos dele. Acho que falo até muito pouco do Palmeiras dado o meu amor por ele. Só não posso me controlar antes da aula e nos intervalos, ainda mais num semestre em que o debate Palmeiras X Corinthians foi mais presente rs.